sexta-feira, 2 de julho de 2021

MORRE AOS 65 ANOS EM BELÉM O PADRE FRANCISCO SADEK, VÍTIMA DE COVID-19

Francisco José Sadeck dos Santos nasceu em Monte Alegre e era filho do historiador João Santos, que deu nome para a Casa da Cultura de Santarém.

Por Dominique Cavaleiro, G1 — Santarém, PA

02/07/2021 11h31 Atualizado há uma hora
Francisco José Sadeck dos Santos morreu vítima de Covid-19 — Foto: Redes sociais

Morreu na capital paraense, vítima de Covid-19, o padre Francisco Sadek, aos 65 anos. O padre estava na UTI e teve a morte confirmada nesta sexta-feira (2).

Francisco José Sadeck dos Santos nasceu em Monte Alegre, no oeste do Pará, no dia 08 fevereiro 1956. O padre era filho de Nale Sadeck dos Santos e João Bento Veiga dos Santos, o historiador que deu nome para Casa da Cultura de Santarém.

De acordo com informações da Diocese de Óbidos, o Padre Francisco José Sadeck era irmão do Padre Sebastião Sadeck dos Santos, atualmente Vigário Geral da Diocese de Óbidos.

Vida e obra
Padre Francisco José Sadeck dos Santos morreu nesta sexta-feira (2) — Foto: Redes Sociais

A Inspetoria São Domingos Sávio fez um levantamento das principais atividades desenvolvidas pelo padre Francisco José Sadeck. Confira abaixo:

Francisco José Sadeck dos Santos nasceu em Monte Alegre/PA no dia 08 fevereiro 1956. Filho de João Bento Veiga dos Santos e Nale Sadeck dos Santos, foi batizado na matriz de Monte Alegre, arquidiocese de Santarém, em 26 abril 1956. Recebeu o Sacramento da Crisma na Catedral de Santarém - N.S. da Conceição, no dia 17 maio 1964.

Após concluir em Santarém o Curso ginasial no Colégio Católico Dom Amando no ano 1974, tornou-se aluno do Colégio N.S. Do Carmo em Belém onde estudou de 1975 à 1978. Jovem de profundo sentido religioso, ingressou no Aspirantado Salesiano (antigo CVS), em Manaus, Aleixo, em 23 julho 1980. A celebração de abertura de seu pré-noviciado aconteceu no dia 29 julho do mesmo ano e se estendeu até o final do ano, quando foi admitido ao noviciado. A etapa do noviciado aconteceu em São Carlos /SP, de 21 de janeiro de 1981 à 16 de janeiro de 1982, dia em que emitiu a Primeira Profissão Religiosa como Salesiano de Dom Bosco.

Estudou filosofia em Lorena/SP no Instituto Salesiano de Filosofia e Pedagogia em 1982. Em Ananindeua/PA em 1983. No mesmo ano foi tirocinante na obra. No ano seguinte fez assistência no Colégio do Carmo (1984), e no Colégio Dom Bosco/PVH/RO (85).

No segundo semestre de 1985 à 1988, estudou teologia em Roma/UPS. Emitiu a Profissão Perpétua como salesiano na Cidade Eterna no dia 13 setembro de 1987. Sua Ordenação diaconal também aconteceu em Roma. A Ordenação presbiteral ocorreu em Manaus no Santuário São José Operário em 01 maio 1989, pela oração e imposição das mãos de Dom Clóvis Frainer, Arcebispo de Manaus.

Após sua ordenação Padre José Sadeck assumiu diversos empenhos pastorais, de animação e governo da inspetoria São Domingos Sávio. Prestou também relevantes serviços à Igreja de Porto Velho e de Belém.  

g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário