quinta-feira, 1 de julho de 2021

REZE POR MOÇAMBIQUE: CNBB PROMOVE JORNADA DE ORAÇÃO E MISSÃO DEDICADA À PAZ NO PAÍS NESTA QUINTA-FEIRA (1º)

Nesta quinta-feira, 1º de julho, dedique um tempo do seu dia para rezar pela paz em Moçambique e pelo povo moçambicano na quarta edição da Jornada de Oração e Missão.

O país localizado no sudeste da África enfrentou uma guerra civil por pelo menos duas décadas, de 1970 a 1990, que resultou na morte de mais de 1 milhão de habitantes. Além disso, Moçambique passou por situações de catástrofes naturais, como o triste ciclone que dizimou a cidade de Beira, em 2019, os ataques terroristas desde 2017, especialmente, na região de Cabo Delgado, cidade de Pemba.
A Jornada de Oração e Missão é promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que sofre (ACN).

A iniciativa coloca o valor da oração como “agir missionário” e propõe que cada cristão católico dedique um tempo do dia para rezar pelo país. Faça parte desta corrente de oração e nas redes sociais utilize a hashtag #rezepormocambique.

Missão brasileira

A Igreja Católica do Brasil possui um trabalho missionário no país há décadas. Só na Arquidiocese de Nampula, em Moçambique, norte do país africano. Desde 1995, missionários enviados pelo Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne toda a Igreja do Rio Grande do Sul, atuam no Projeto Igrejas Solidárias, entre sacerdotes, religiosos e religiosas, leigos e leigas.

Além disso, tem missionários e missionárias brasileiros na diocese de Pemba. A missão é organizada pelo Regional Sul 1 da CNBB, que compreende o estado de São Paulo (SP), desde 2018. Já na região de Dombe, que fica na diocese de Chimoio, está instalada desde 2006 a Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica católica que acolhe dependentes químicos e outros vícios.

Confira o vídeo:

https://youtu.be/We2M0RUpx38

Confira a entrevista com a jornalista do Regional Sul 3 sobre sua experiência como missionária:  

https://www.cnbb.org.br/a-vida-de-uma-jovem-missionaria-em-mocambique-pais-localizado-no-sudeste-da-africa-que-depois-de-duas-decadas-de-guerra-civil-voltou-a-ser-alvo-de-inumeros-ataques-terroristas-desde-2017/

CNBB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário