quinta-feira, 19 de agosto de 2021

NO DIA MUNDIAL DA AJUDA HUMANITÁRIA CÁRITAS FAZ APELO POR HAITI, AFEGANISTÃO E LÍBANO

Entidade que atua em 200 países faz apelo a líderes mundiais
Entidade que atua em 200 países faz apelo a líderes mundiais

São muitas as situações de emergência suscitadas por fenômenos naturais ou pelos homens que causam transtorno, sobretudo aos países mais pobres do mundo: pandemia da Covid-19, degradação ambiental, aumento do nível do mar, secas, inundações, incêndios florestais, e agora, a crise no Afeganistão e Líbano e o terremoto no Haiti.

Estas emergências confirmam que a "ecologia humana integral" evocada pelo papa Francisco "é a única solução". É o que afirma a Caritas Internacionalis por ocasião do Dia Mundial da Ajuda Humanitária, celebrado nesta quinta-feira (19).

O organismo católico, que reúne 162 organizações caritativas que atuam em 200 países, exorta os responsáveis políticos a "dar passos corajosos": "sem uma deliberação política determinada, a vida humana corre perigo. Se parte da humanidade sofre, toda a família humana também sofre".

Neste dia, a Caritas Internacionalis faz seus prementes apelos:
Aos líderes mundiais pede, acima de tudo, para enviar verbas suficientes às comunidades locais, para realizar suas atividades de desenvolvimento comunitário, agrícolas e não agrícolas, que possam garantir meios de subsistência e segurança alimentar.
As comunidades locais devem ser envolvidas nas intervenções humanitárias, deixando-lhes um espaço prioritário na gestão dos desastres ambientais.
A Caritas Internacionalis, recorda a necessidade de incentivar os governos locais para agir, de modo eficaz, em estreita colaboração, com as organizações da sociedade civil e grupos religiosos, diante das consequências das mudanças climáticas.
Acesso à assistência básica da saúde integral aos mais vulneráveis, inclusive vacinas para doenças letais.
Os líderes políticos são convidados a se comprometer com a promoção de políticas econômicas e industriais globais, destinadas a minimizar o impacto do aquecimento global e a degradação dos ecossistemas.

Neste sentido, a Caritas exorta a COP-26 de Glasgow (26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas) a tratar deste tema com urgente prioridade, propondo soluções concretas e adequadas, mediante recursos e meios suficientes.

Por fim, neste Dia Mundial da Ajuda Humanitária, a Caritas Internacionalis recorda os últimos desdobramentos da situação no Afeganistão e Líbano, reiterando a necessidade de "garantir a segurança da população afegã e o envio de verbas para suprir as necessidades básicas do povo libanês.

Vatican News

Nenhum comentário:

Postar um comentário