domingo, 31 de outubro de 2021

JUBILEU DOS 60 ANOS DA DIOCESE DE VIANA – MA


 TEMA: “60 anos de missão, comunhão e participação”
LEMA: Avancem para águas mais profundas (Lc 5,4)

Às 17h00 deste sábado (30.10), na cidade de Viana-MA, celebramos a Santa Missa de abertura do Ano Jubilar pelos 60 anos da nossa querida Diocese de Viana. Tendo como tema: Missão Comunhão e Participação e o Lema: “Avancem para águas mais profundas”.

Em comunhão com a Diocese, as Paróquias enviaram caravanas para juntos participarem desta grande e honrosa festa.

A Santa Missa foi presidida pelo nosso bispo Dom Evaldo e com a participação dos padres da Diocese. Com imensa alegria, Dom Evaldo saudou aos presentes agradecendo as vossas presenças.
Na sua homilia, lembrou as palavras do papa Francisco em relação ao batismo recebido, cada membro do povo de Deus tornou-se discípulo missionário do Senhor. Por isso, cada batizado faz-se necessário assumir seu papel de cristão conforme seus carismas dentro do projeto de evangelização proposto por Jesus Cristo. E se somos esses discípulo e missionários, somos convidados a renovar a graça do nosso batismo e convidou a todos os membros desta igreja diocesana a se apaixonarem sempre mais pela vocação cristã e juntos celebrarmos o ano jubilar anunciando o Reino de Deus. O Evangelho (Jo 17,20-26) proclamado nos recorda uma experiência de fé, tempo de redescobrir a amizade do Senhor por todos nós, sua presença viva entre nós. Que o Evangelho proclamado nos ajude a viver com graça este ano jubilar. Que nos ajude a viver em união e unidade nas nossas diferenças e nos torne mais unidos em torno de que nosso Deus quer para todos nós.
Conclamou a todas as Paróquias a viverem este ano jubilar segundo o Tema e Lema propostos para todo o ano que iremos viver. Que por todo esse ano jubilar iniciado no dia 30.11, o Espírito Santo conduza toda a Diocese mostrando os caminhos a seguir como cantamos no salmo “O Senhor e nosso Deus nos abençoe” e conosco vai a nossa Mãe Imaculada Virgem Maria, padroeira da diocese.

Dom Evaldo encerrou suas proféticas palavras conclamando mais uma vez a nos unirmos e vivermos este ano Jubilar, tempo de alegria e graças e que sejamos esta pedras vivas que constrói o reino de Deus.

O padre Olivan repassou o cronograma da programação do ano jubilar a ser celebrado e vivido nas paróquias da diocese.

Após a benção final solene teve um momento de confraternização das paróquias na Praça e logo após seguiram viagem de retorno as suas cidades.
Fonte - PASCOM da Diocese de Viana - MA. Regional nordeste 5.

6 comentários:

  1. Meus parabéns a nossa Diocese de Viana,e a todos os organizadores dessa linda festa

    ResponderExcluir
  2. Foi o início de uma grande festa que iremos viver por todo 1 ano na nossa diocese. Que as nossas Paróquias estejam sob a luz de Deus para vivermos bem este ano jubilar. Comemorar 60 anos de existência de evangelização é uma dádiva de Deus.🙏💒♥️🕊

    ResponderExcluir
  3. Felicitações por esse Ano Jubilar recém iniciado! Espero em breve rever a Sé Diocesana para agradecer pelos 3 felizes anos vividos no Seminário São José (1969 a 1971), simultaneamente estudante da Escola Normal Colegial "Nossa Senhora da Conceição". Padre Luís Carlos Marques Sousa,scj

    ResponderExcluir
  4. Festa muito bonita Este ano jubilar será um ano de graças para toda diocese

    ResponderExcluir
  5. É uma festa que me emociona e toca profundamente a minha alma! Reviver a história do nascimento da minha querida diocese de Viana é recordar um pouquinho da minha história de discípula missionária do Senhor! Bela festa! Vamos continuar celebrando este ano jubilar! Deus nos abençoe! Deus abençoe o nosso pastor,Dom Evaldo!

    ResponderExcluir