domingo, 17 de outubro de 2021

PAPA FRANCISCO ERGUE CANONICAMENTE A CONFERÊNCIA ECLESIAL DA AMAZÔNIA (CEAMA)


Amazonas

Depois da ereção canônica, está pendente a aprovação do texto modificado dos Estatutos, que o Papa examinará pessoalmente , e a redação do respectivo decreto de ereção.

“Para a Igreja latino-americana e particularmente para a Igreja da Amazônia, é uma alegria muito grande”

«Sentimo-nos não só imensamente felizes, mas também reconhecidos por este gesto de carinho do Papa , dando reconhecimento ao que é o desejo e foi o compromisso do Documento Final do Sínodo»

“ Sabemos que novos ventos do Espírito estão soprando nesta Igreja ”
O Papa Francisco erigiu canonicamente a Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), como pessoa jurídica pública eclesiástica. O facto foi comunicado numa carta de 11 de outubro do cardeal Marc Ouellet , prefeito da Congregação para os Bispos, ao cardeal Claudio Hummes , presidente do CEAMA, respondendo a uma carta sua, enviada em 30 de setembro. A aprovação ocorreu no dia 9 de outubro na Audiência com o Santo Padre.

Depois da ereção canônica, a aprovação do texto modificado dos Estatutos, que o Papa examinará pessoalmente , e a redação do respectivo Decreto de ereção, que, como indica a carta, será transmitido o mais breve possível ao presidente do O CEAMA, criado após a fundação da Assembleia, decorreu de 26 a 29 de junho de 2020, altura em que se iniciaram os trâmites com diversos Dicastérios da Cúria Romana, processo que durou até 4 de maio de 2021. Paralelamente, dentro do processo de a renovação e reestruturação do Celam, os novos Estatutos do Conselho Episcopal Latino-americano, ao qual o CEAMA está vinculado, também foram analisados.

Segundo o cardeal Ouellet, “os dois Estatutos foram comparados para coordenar suas respectivas atividades institucionais, definindo suas relações recíprocas”. Pretende-se “ evitar qualquer perigo de confusão ou sobreposição de competências , de forma a garantir o bom funcionamento das actividades e missão de cada órgão”.

A aprovação final depende da realização do “necessário estudo comparativo e das modificações do texto propostas e aplicadas”, afirma o presidente da Congregação dos Bispos. Não podemos esquecer, como diz a carta, o carácter inédito do organismo , visto que estamos perante uma conferência eclesial e não apenas episcopal.
Neste sentido, o P. Alfredo Ferro sj , secretário executivo do CEAMA, afirma que “para a Igreja latino-americana e em particular para a Igreja do Amazonas, é uma alegria muito grande” o que foi expresso na carta do prefeito do Congregação dos Bispos ao presidente da CEAMA, onde é comunicada a ereção canônica da Conferência Eclesial do Amazonas pelo Santo Padre.

Segundo o jesuíta colombiano, como CEAMA “nos sentimos não só imensamente felizes, mas também reconhecidos por este gesto de afeto do Papa , dando reconhecimento ao que é o desejo e foi o compromisso do Documento Final do Sínodo, onde ele expressou a necessidade de criar esta conferência ”. Para o Padre Ferro, “este reconhecimento canônico se faz no marco de um apelo que o Papa Francisco nos fez para viver a sinodalidade”.

Neste quadro, nas palavras do secretário executivo do CEAMA, “temos claramente um contexto e uma situação favorável expressa também na carta, na reestruturação e renovação do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), da preparação e celebração do a próxima Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe e o início do processo do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade ”.

Para o Padre Ferro, “ sentimos que novos ventos do Espírito sopram nesta Igreja ”, pelo que agradece ao Senhor e ao Cardeal Pedro Barreto, citado na carta, que “expressou explicitamente ao Cardeal Ouellet e ao Santo Padre o A necessidade desse reconhecimento canônico para que o CEAMA possa se desenvolver de forma mais oficial, com essa personalidade jurídica, suas atividades e seus objetivos em sua ampla missão de traçar um Plano de Pastoral de Conjunto para a Igreja da Amazônia ”. 

Religion digital 

Nenhum comentário:

Postar um comentário