terça-feira, 30 de novembro de 2021

PASTORAL DA JUVENTUDE DIVULGA TEMA DA X ROMARIA


A X Romaria da Juventude do Regional Nordeste 5 já está agendada para o mês de setembro de 2022, na diocese de Carolina. A coordenação da Pastoral da Juventude (PJ) do Regional definiu o tema: “Juventudes: nosso grito é por trabalho e vida”, após um processo de escuta dos grupos de base. A temática busca refletir sobre as diversas crises instaladas atualmente no cenário brasileiro e a preocupação da juventude com o futuro.

Segundo Carlos Eduardo, coordenador nacional da Pastoral da Juventude pelo Regional Nordeste 5, esse tema primeiro surge da constante escuta dos nossos jovens dos grupos de base do Maranhão preocupados com a situação atual do país. “Pra além da pandemia, a gente vem enfrentando outras crises que não só é a sanitária. Nós temos enfrentado também uma crise política há muito tempo desde o impeachment da presidente Dilma. Uma crise econômica, com a queda das bolsas, colapsos de muitas empresas, desemprego, uma crise social também, pois nunca se viu tanta gente se suicidando em depressão, com ansiedade, com doenças mentais”, afirma Carlos.

Para contextualizar o tema, Carlos Eduardo o divide em dois gritos: juventudes e vida. Em que “Juventudes” surge da preocupação dos jovens, seu lado profissional e humano. “Em primeiro lugar, juventudes é o nosso foco. E a juventude está gritando. O trabalho que a gente sabe que dignifica o homem, que faz com que as pessoas tenham pão da mesa, comida na mesa, que tenham saúde, que garantam educação pra si e 'pros' seus filhos. Então, o trabalho é esse grito que nossa juventude está procurando e não está achando”.

O segundo grito, conforme Carlos Eduardo, é pela vida. “A vida é no sentido mais amplo que ela tem, a vida digna, vida em abundância pra todo mundo. Como Jesus fez quando esteve aqui na terra conosco. O que Ele lutava era por vida e vida plena, vida digna. E aí quando a gente fala de vida, a gente traz esse tema da saúde mental”.

Um despertar para consciência da existência do eu e do outro. Ser um instrumento de Deus e ajudar os irmãos que mais precisam de uma palavra amiga ou de uma oportunidade, assim pretende ser a reflexão do tema da Romaria. “Esse é o nosso grito, grito por consciência, o grito pelo Reino, e é isso que a gente vai trabalhar durante esse ano todo até a Romaria da Pastoral da Juventude em setembro, em Carolina”, finaliza Carlos Eduardo.

Após a divulgação do tema, a coordenação da PJ, pretende lançar o cartaz oficial e o hino. Com o lançamento do edital para escolha das artes visuais da Romaria, a coordenação espera a participação dos grupos de base de todo o Regional Nordeste 5 neste processo.
Coordenação da PJ no Regional Nordeste 5 | Foto: PJ-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário