domingo, 12 de dezembro de 2021

FESTA DE N. SRA DE GUADALUPE: NA PRAÇA SÃO PEDRO, O ROSÁRIO PELOS "DESCARTADOS" DAS PERIFERIAS




Em San Cristobal de las Casas, Méxicos, fiéis homenageiam Nossa Senhora de Guadalupe (ANSA)
Neste domingo, a partir das 10, os fiéis da praça recitarão a oração mariana por ocasião da festa dedicada à Santíssima Virgem que apareceu no México em 1531. Uma iniciativa promovida pela Pontifícia Comissão para a América Latina que culminará com o Angelus com o Papa Francisco


Michele Raviart - Cidade do Vaticano

A oração do Rosário "por toda a Igreja Católica no mundo, atenta aos gritos dos descartados que vivem nas periferias existenciais e mobilizada pelas vítimas da pandemia de Covid-19", será realizada na Praça São Pedro na manhã deste domingo, 12, promovida pela Pontifícia Comissão para o Latim América. A ocasião, este ano coincidindo com o III Domingo do Advento, é a festa da Bem-Aventurada Virgem Maria de Guadalupe, cuja aparição ocorreu entre 9 e 12 de dezembro de 1531 na colina de Tepeyac, ao norte da Cidade do México.

O amor pela mãe de todos

Movida pela fé, pelo amor e pela esperança, como Igreja entendida como "um grande ‘nós’, do tamanho da família humana" - lê-se no comunicado da Comissão instituída por Pio XII em 1958 com o propósito de "consultar e ajudar as Igrejas particulares na América Latina” - “exprimimos o nosso amor pela mãe de todos”, em proximidade e fidelidade ao Papa Francisco, que deu seu consentimento para celebrar esta festa na Praça de São Pedro antes do habitual Angelus dominical.
LEIA TAMBÉM
24/11/2021

Em preparação ao Jubileu de 2031

“Com este Rosário - explicou ao Vatican News o teólogo Rodrigo Guerra, secretário da Pontifícia Comissão para a América Latina - iniciamos um caminho de oração e de testemunho público por meio do qual os católicos das Américas reconhecem em Maria de Guadalupe a mãe de Deus e Mãe de todos, que nos une e nos pede que contribuamos para a construção da pequena casa sagrada, isto é, do Reino, em todo o continente americano”, também em preparação para o grande Jubileu de Guadalupe em 2031, quando serão celebrados os quinhentos anos da aparição mariana no México.

O convite a todos os fiéis

Para a oração na Praça São Pedro são convidados a rezar “com alegria do Evangelho” todos os fiéis, a começar pela comunidade latino-americana e filipina presente em Roma, mas também peregrinos, religiosos, religiosas, cardeais e bispos, que serão acolhidos segundo as regras do distanciamento e das precauções para evitar a propagação da Covid-19.

Reunidos em um comum "sentimento latino-americano”, os fiéis recitarão o Rosário como sinal de "unidade da diferença" e cada dezena será rezada por representantes de diferentes povos e culturas. O momento de oração será encerrado pelo cardeal Marc Ouellet, presidente da Pontifícia. 

Vatican News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário