sábado, 22 de janeiro de 2022

JAVIER SÁNCHEZ: "HOJE NINGUÉM DUVIDA QUE O MILAGRE DE RUTILIO FOI A CONVERSÃO DE SANTO ROMERO"

Rutilio, Manuel e Nelson Rutilio, mártires e seguidores de Jesus
Alecrim e Rutilio

“Na raiz de seu martírio, portanto, está a convicção pessoal de um Deus Pai-Mãe que zela por seus filhos e que só quer que todos vivamos felizes todos os dias”

"Padre Tilo, como era popularmente conhecido, não foi morto por defender um dogma de fé, mas por dar vida à fé a partir da promoção da justiça, por defender que a fé ou é vida ou é pura ideologia"

"Mas os poderosos não quiseram entender isso, e por isso decidiram matá-lo, decidiram matar seu corpo, embora sua vida tenha continuado e ele continue presente na cidade"

“O Papa Francisco, mais uma vez superando muitas dificuldades dentro do próprio coração da Igreja, reconhece que só se pode ser fiel ao Evangelho a partir do seguimento efetivo e afetivo de Jesus de Nazaré”.

22.01.2022 | Javier Sanchez

O povo de El Salvador e toda a igreja salvadorenha estão se preparando para celebrar um novo evento muito especial: a beatificação de três pessoas que significaram algo muito especial para a história recente deste povo . Eles têm sido a exemplificação do que é a vida e o projeto do que Jesus de Nazaré chamou de "O Reino de Deus".

Um projeto que envolve reconhecer o que todos os cristãos rezam todos os dias no Pai Nosso “que Deus nos ama a todos, porque somos todos seus filhos, que todos merecemos o mesmo e que Deus quer que TODOS sejamos felizes”. Esse projeto foi pelo qual essas três pessoas, padre Rutilio, o camponês Manuel e o jovem Nelson Rutilio deram suas vidas. Na raiz do seu martírio, portanto, está a convicção pessoal de um Deus Pai-Mãe que zela pelos seus filhos e que só quer que todos vivamos felizes todos os dias .

A sua fé no Deus da vida é, sem dúvida, fé no Deus da justiça, no Deus que nos chama, de nos sentirmos filhos e filhas, em cada momento da história para criar a fraternidade . Nas palavras do mártir jesuíta Ignacio Ellacuría, “Padre Tilo foi morto por fazer o que Jesus de Nazaré fez e por fazê-lo como ele fez. Um homem de paz que rejeitou todas as formas de violência; um seguidor de Jesus, que estava determinado a unir o anúncio da fé com a promoção da justiça, que se comprometeu a ser uma voz para aqueles que não têm voz”.
Estas palavras, precisamente da boca da também assassinada Ellacuría, são hoje e sempre particularmente atuais: Padre Tilo, como era popularmente conhecido, não foi morto por defender um dogma de fé, mas por dar vida à fé a partir da promoção da justiça, por defender que a fé ou é vida ou é pura ideologia . A justiça de que falava o Grande Pai é a justiça de acreditar que Deus não quer a miséria de nenhum de seus filhos, uma justiça que levou a uma libertação integral do ser humano. A fé move montanhas, como diz o Evangelho, mas só as move quando nos leva ao compromisso pelos necessitados, pelos que estão à beira do caminho.

"Bem-aventurados os pobres, e ai de vós os ricos", que nos lembra o Evangelho de São Lucas. Rutilio pôs os camponeses em comunhão com o próprio Deus, como fizeram depois Monsenhor Romero e os mártires da UCA . Ele não falava de uma fé morta, não falava de um “ópio do povo”, mas de uma fé que levava a uma esperança ativa. A esperança que o levou a criar diferentes comunidades populares, que justamente por lerem, meditarem e rezarem o evangelho da vida, não permitiriam que o país salvadorenho sangrasse até a morte na cruel injustiça a que foi submetido. Foi o mesmo grito que lemos na história do Êxodo, na sarça ardente de Moisés, aquela que chega ao Pai Grande e que lhe dá força para anunciar e libertar o povo.

Mas os poderosos não queriam entender isso, e por isso decidiram matá-lo, decidiram matar seu corpo, embora sua vida continuasse e ele continuasse presente na cidade . É normal que quem detém o poder em qualquer parte do mundo e em qualquer momento, se sinta ameaçado por pessoas como Rutilio Grande: o anúncio da justiça social para todos e de um projeto de vida diferente, o Reino de Deus, precisamente do coração do próprio evangelho, os acusa e julga, assim como os sumos sacerdotes e os poderes religiosos e civis se sentiram julgados nos tempos do mártir Jesus de Nazaré.
Manuel e Nelson Rutilio ouviram o evangelho, através do altifalante que era a vida do Pai Grande, e por isso sofreram o mesmo destino . Estavam convencidos de que o Deus do Evangelho ama igualmente todos os seus filhos e isso os levou ao martírio, a dar a vida para defender o que pedimos e fazer nosso em cada Pai Nosso que nós cristãos rezamos.

Em 22 de fevereiro de 1977, Oscar Romero foi nomeado arcebispo de San Salvador , e 18 dias depois, em 12 de março de 1977, padre Rutilio Grande, Manuel Solórzano e Nelson Rutilio foram mortos a tiros. E diante do cadáver de seu amigo pessoal, o camponês e o jovem, o arcebispo recém-nomeado sofre uma espetacular mudança de comportamento, justamente porque passa a entender naqueles corpos sem vida que sua causa é a mesma de Jesus de Nazaré. . Se Rutilio, o camponês e o jovem foram mortos por seguir Jesus, é que eles têm razão, é que a sua vida é como a de Jesus, "corpo dado e sangue derramado pela vida de muitos".

Ninguém duvida hoje que o milagre de Rutilio foi a conversão de São Romero, que apesar de estar sempre próximo dos mais necessitados, talvez precisasse de mais um empurrão maior para realizar essa mudança em sua vida: o que seu amigo jesuíta dizia e, sobretudo, vivia era a verdade, e justamente porque os poderosos não gostou, porque sua vida foi como a de Jesus de Nazaré, por isso o assassinaram. Romero descobriu, diante do cadáver dos três futuros beatos, que o povo sofria e que o povo precisava dele como defesa, como seu porta-voz: do assassinado Rutilio, São Romero descobre talvez o sentido mais profundo de sua missão de pastor. Mas Romero não se converte de seu pecado, como tradicionalmente pensamos que toda conversão é, São Romero se converte ao seu povo, aos seus "pobres", porque interpreta que isso lhe é devido como cristão e como pastor.
Quase 45 anos se passaram desde então e a Igreja reconhece oficialmente o que eles significaram para a vida do povo salvadorenho . Um povo que continua sofrendo injustiças, violências e confrontos sociais. Uma cidade que continua precisando de pastores como Rutilio e Monsenhor Romero. Um povo que continua a experimentar que lendo e meditando a Palavra de Deus não pode ficar de braços cruzados, vendo como permanece a injustiça. As comunidades de base fundadas em Aguilares e promovidas posteriormente por Romero ainda estão vivas em muitos cantos e cantões do país.

Em muitas casas de camponeses e camponesas continuam a encontrar-se para ler essa palavra e daí tirar a força necessária para lutar a favor de uma nova ordem salvadorenha. Em Aguilares, em Apopa, em Arcatao, em San José de las Flores, em Nueva Trinidad, em Carasque, em Chalatenango e nas paróquias de San Salvador, como María Madre de los Pobres, de San Salvador, a mensagem libertadora continua a vivificados do Evangelho , e ainda há muitos que estão expostos a um novo martírio, porque a verdade é que a perseguição e a injustiça ainda permanecem neste pequeno país centro-americano.

"Vamos todos ao banquete, à mesa da criação, cada um com seu banquinho, tem um cargo e uma missão", é o canto de entrada da missa salvadorenha, e é o sonho de fraternidade de que falou o Grande Padre ; um sonho que supõe que “a sociedade tem que ser como uma grande mesa, com longas toalhas de mesa para todos, onde há comida para todos e onde todos podemos nos sentar em volta dela, sem qualquer tipo de distinção, mas pelo sentimento de igualdade que dá-nos o conhecimento de que somos filhos e filhas de Deus”.

Em 22 de janeiro de 2022, o povo salvadorenho, o verdadeiro protagonista de tudo, voltará a se vestir de gala para celebrar a vida de seus mártires, se vestirá de evangelho e esperança. Mas os poderosos deste país se recusam hoje como então a reconhecer que o povo é o único protagonista da história salvadorenha, e que só ele merece todo o reconhecimento. O povo hoje continua sufocado por políticos que só querem dinheiro e poder para submetê-lo a seus próprios interesses.. A corrupção, a ditadura e a injustiça continuam a prevalecer hoje em El Salvador, por meio de seus líderes, e são eles mesmos que continuam a sufocá-lo e se recusam a reconhecer seus direitos, como fizeram recentemente ao se recusarem a comemorar e celebrar os acordos de paz , em 16 de janeiro. Em El Salvador hoje, o direito de defender a vida para todos continua sendo negado e a própria Igreja que defendeu e defende esses direitos continua sendo perseguida.
Continua-se a dizer que os sacerdotes e o povo cristão não têm de se envolver na política porque para eles a defesa dos direitos continua a fazer política. Foi o que aconteceu há poucos dias, quando o padre jesuíta, Miguel Vasquez, pároco de Arcatao, no departamento de Chalatenango, comprometido com a realidade de suas comunidades e cantões, teve que deixar a cidade acusado de "mais político que pastor". Miguel, herdeiro da fé evangélica de Romero, Rutilio e dos mártires salvadorenhos, fazia apenas o que Jesus fez no Evangelho: “anunciar a boa nova aos pobres, proclamar a libertação aos cativos, dar vista aos cegos, libertar os oprimidos e proclamar um ano de graça do Senhor” (Lc 4, 18-19). Eles o levaram porque ele estava no caminho, porque ele defendeu que hoje, em El Salvador, os direitos humanos ainda não são respeitados e a injustiça ainda é defendida, oprimindo o povo.

Talvez as palavras sejam demais, e é preciso passar aos fatos, porque a vida deve ser sempre a garantia de todo ser humano. O que celebramos em 22 de janeiro é a vida dessas três pessoas que literalmente “arriscaram pelo evangelho”, e por isso a sua vida deu e continua a dar frutos. O grão de trigo, caído na terra, morreu e deu muito fruto e, ao contrário do que queriam e querem os poderosos, continua a dar frutos em centenas de comunidades cristãs que continuam a lutar por um futuro melhor e esperançoso para cada um deles. En cada casa de cada campesino y campesina pobre salvadoreño se habla de Monseñor Romero, del padre Rutilio y de los mártires salvadoreños, y se habla de ellos porque “son su voz”, y porque son el acercamiento de la vida del mismo Jesús para cada um deles. Essa vida, que a Igreja considerará como modelo de ação em 22 de janeiro, é a vida que eles já têm como tal há muitos anos, porque o povo já os canonizou e os vivificou.

E junto com Rutilio e os dois companheiros de Aguilares, também será beatificado Cosme Spessotto , franciscano assassinado em 14 de junho de 1980. No estilo de Francisco de Assis, deixou seu país, a Itália, e foi a El Salvador para anunciar o evangelho da pobreza e da dedicação ao povo, fazendo em sua paróquia “o que todo mundo faz”, desde a construção física até a criação de uma comunidade capaz de ser fiel ao Evangelho.

Um grande dia para o povo e a Igreja salvadorenhos e, em última análise, para toda a Igreja universal, e especialmente um dia de esperança para ela: o Papa Francisco, mais uma vez superando muitas dificuldades dentro do próprio coração da Igreja, reconhece que só se pode ser fiel ao Evangelho do seguimento efetivo e afetivo de Jesus de Nazaré. Ao beatificar padre Rutilio, Manuel Solorzano, Nelson Rutilio e Cosme Spessotto, reconhece que a Igreja só pode ser fiel ao Evangelho se estiver onde Jesus esteve e sempre estará. E reconhece que a fé não pode ser um mero dogma, uma mera doutrina, mas só deve ser credível quando é vida, e vida dada pelos mais injustamente tratados. Sem dúvida, nosso Papa Francisco acredita na mensagem das bem-aventuranças e é por isso que a está realizando em suas muitas ações, em favor de uma Igreja encarnada e pobre, e lutando contra todas as dificuldades. “Se me matarem, morrerá um pastor, mas a Igreja, que é o povo, viverá para sempre” (Monsenhor Romero). 

Religión Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário