terça-feira, 4 de janeiro de 2022

NASCE FUNDAÇÃO SCALABRINIANA PARA APOIAR MIGRANTES E REFUGIADOS NO MUNDO

Passaram-se 125 anos desde a fundação da Congregação das Missionárias Scalabrinianas (Vatican News)
'Decidimos criar esta Fundação, fiéis ao nosso carisma, a fim de responder aos migrantes que sofrem no planeta', diz Janete Ferreira
Influenciar as políticas internacionais de apoio aos migrantes e refugiados: este é o objetivo que levou a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo (Scalabrinianas) a criar a "Fundação Scalabriniana", uma organização que trabalha em espírito de solidariedade e onde existem grandes emergências mundiais.
Migração: perseguições, conflitos e problemas econômicos
"Nos últimos anos, 272 milhões de pessoas deixaram suas casas devido a perseguições, conflitos, problemas econômicos e ambientais", explica a animadora geral do apostolado da Congregação, irmã Janete Ferreira, em nota enviada à agência missionária Fides.
"Todos os dias, milhares de pessoas cruzam as fronteiras de seus países de origem para proteger suas vidas ou simplesmente para encontrar algo para comer. Na América do Norte, o ‘sonho americano’ causa ondas de famílias que tentam entrar nos EUA vindas do México e da América Central."
Fluxo sem precedentes de migrantes
"Na América do Sul, a crise econômica da Venezuela provocou um fluxo sem precedentes de migrantes, especialmente para a Colômbia, Equador e Peru: estima-se que 5 milhões de pessoas deixaram o país."
Por sua vez, "a União Europeia está no centro dos pedidos de ajuda de muitos migrantes que cruzam talvez uma das rotas mais perigosas do mundo, o Mediterrâneo", prossegue a religiosa scalabriniana.
Criação da Fundação fiel ao carisma da Congregação
"Decidimos criar esta Fundação, fiéis ao nosso carisma, a fim de responder aos migrantes que sofrem no planeta. Queremos contribuir para o desenvolvimento deles, para gerar alianças e redes de cooperação em nível nacional e internacional, trabalhando pelos direitos e pela construção da paz, da justiça, da solidariedade e da interculturalidade", afirma.
Passaram-se 125 anos desde a fundação da Congregação das Missionárias Scalabrinianas. O Ano Scalabriniano foi aberto em 9 de novembro passado, no 25º aniversário da beatificação do fundador, João Batista Scalabrini, testemunha exemplar de vida cristã, missionária e pai dos migrantes.

Vatican News

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário