domingo, 30 de janeiro de 2022

NOTA DE FALECIMENTO DE P. THIERRY LINARD DE GUERTECHEIN SJ

Em 2008 ele tinha diagnostico de gânglios (Divulgação)


P. Thierry nasceu no dia 07 de abril de 1944 em Bruxelas, na Bélgica e faleceu com 77 anos de idade

A Companhia de Jesus (jesuítas) comunica o falecimento, na madrugada de hoje, 30, do P. Thierry Linard de Guertechein, SJ, que estava em tratamento de saúde em São Paulo.

P. Thierry nasceu no dia 07 de abril de 1944 em Bruxelas, na Bélgica. Entrou na companhia em setembro de 1962. Toda a sua formação foi feita na Bélgica e lá foi ordenado no dia 28 de junho de 1975 pelo cardeal Joseph Suenens, arcebispo de Bruxelas-Malines. No mesmo ano, no dia 13 de novembro, vem ao Brasil como missionário. No ano 2000 foi transcrito para a antiga BRC.

Formou-se em Demografia e lecionou essa matéria na PUC-Rio de 1975 a 1979 exclusivamente e depois, dividia as aulas na PUC com cursos no IBRADES (Centro João XXXIII), com assessorias e com o trabalho pastoral na Favela da Rocinha, Rio de Janeiro. Na Rocinha, Pe Thierry residiu por vários anos tornando-se amigo da Comunidade. A casa, hoje, é administrada pela Ação Social P. Anchieta (ASPA) entidade que tinha o P. Thierry como Assessor e Diretor Espiritual.

Em 1998, com a mudança do IBRADES para a Brasília, ele também foi para a Capital Federal onde, além de trabalhar no Ibrades, (onde foi diretor de 2000 a 2004) era membro da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese e da Comissão Nacional de Justiça e Paz e coord. Diálogos em Construção (OLMA). Foi assessor da CNBB até 2016 e Diretor do Centro Cultural de Brasília de 2005 a 2011. Chegou acompanhar CVX e ter ministérios na periferia.

Desde 2008 ele tinha diagnostico de gânglios infectados na garganta. Já tinha passado por vários procedimentos médicos. No ano passado, a situação se agravou e ele precisou afastar-se de suas atividades e ser transferido para a Casa de Saúde e Bem-Estar Nossa Senhora da Estrada, em São Paulo. Faleceu hoje, 30 de janeiro, 01h e o corpo será trasladado para Brasília, onde será sepultado. Em função do translado, ainda não temos definido os horários de velório, missa e sepultamento. Quando definidos, informaremos.

Cúria Provincial dos Jesuítas do Brasil 

Domtotal

Nenhum comentário:

Postar um comentário