terça-feira, 29 de março de 2022

CATÓLICOS FESTEJAM PRIMEIRA ORDENAÇÃO SACERDOTAL EM OMÃ

https://youtu.be/TyO8F7MO56Y

Pe. Dickson Eugene, da inspetoria salesiana de Bangalore e criado em Omã, foi ordenado pelo vigário apostólico Dom Paul Hinder. Os cristãos são uma pequena minoria em um contexto fortemente islâmico, mas as autoridades toleram a liberdade de culto e há um respeito geral pela liberdade religiosa. O sultão doou terrenos e contribuiu para a construção de igrejas e locais de oração, além de doar um órgão para a igreja de Mascate.

Sexta-feira foi dia de festa para os católicos do Sultanato de Omã, comunidade formada por cerca de 60 mil fiéis, equivalente a 2% da população total, de grande maioria muçulmana, pertencente ao Vicariato Apostólico da Arábia Meridional.

Às 15h00 (hora de Omã) o vigário Dom Paul Hinder celebrou a primeira ordenação sacerdotal da história da Igreja local. Trata-se do Pe. Dickson Eugene, que recebeu o sacramento na Paróquia de São Pedro e São Paulo durante uma celebração transmitida ao vivo pelas redes sociais, para permitir a participação de toda a comunidade. Padre Eugênio pertence à Inspetoria salesiana de Bangalore, Índia, mas cresceu em Omã, onde passou a maior parte de sua vida.

Os festejos, celebrações e encontros pela continuam durante todo este fim de semana. No sábado, o vigário apostólico celebrou o Crisma em duas igrejas diferentes: pela manhã na Igreja de Ruwi e, à tarde, na Paróquia de Ghala, ambas inseridas no território da capital Mascate. Por fim, neste domingo, o encontro entre Dom Hinder e todos os sacerdotes que trabalham em Omã, para fazer um balanço da situação católica local e os desafios futuros da missão no país.

A Igreja Católica no Sultanato é composta predominantemente por trabalhadores imigrantes, especialmente do sul e sudeste da Ásia. Faz parte do Vicariato do sul, que também inclui o Iêmen e os Emirados Árabes Unidos (EAU), cuja sede fica em Abu Dhabi. Atualmente o território está dividido em cinco paróquias: a Igreja de Santo Antônio da Pádua em Sohar; a Igreja dos santos apóstolos Pedro e Paulo em Ruwi; a Igreja do Espírito Santo em Ghala; a Igreja de São Francisco Xavier em Salalah; a igreja de Mar Thoma.

Os cristãos são uma pequena minoria em um contexto fortemente islâmico, mas as autoridades toleram a liberdade de culto e há um respeito geral pela liberdade religiosa. Os fiéis podem se reunir para o culto, administrar escolas, eventos e celebrações. No passado, o sultão doou terrenos e contribuiu para a construção de igrejas e locais de oração, além de doar um órgão para a igreja de Mascate.

A contribuição das lideranças locais mostrou-se fundamental no passado para obter a libertação do Pe. Tom Uzhunnalil, o salesiano indiano sequestrado no Iêmen em março de 2016 por um comando jihadista em Aden, que também matou quatro irmãs e mais 12 pessoas, incluindo hóspedes do centro para idosos. O papel de mediador desempenhado por Omã foi decisivo para sua libertação, que recebeu a aprovação e agradecimento da Santa Sé nos dias seguintes à sua libertação.

*Com Asia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário