quarta-feira, 9 de março de 2022

INDONÉSIA CONVIDA FORMALMENTE O PAPA A VISITAR O PAÍS COM MAIS MUÇULMANOS DO MUNDO

Francisco poderia incluir esta nação em sua viagem à Oceania, já que o RD avançava
Todas as viagens do Papa Francisco em seu pontificado (2013-2021)

A Indonésia tem planos de convidar, além do chefe da Igreja Católica, o grande imã Alzhar Ahmed Al-Tayeb, chefe da mais prestigiosa instituição do islamismo sunita com sede no Cairo.

Na Indonésia, um país de mais de 270 milhões de habitantes, mais de 80% da população é muçulmana e, segundo estimativas locais, há aproximadamente 23,5 milhões de cristãos.

09.03.2022 | DR/Efe

A Indonésia, o país com mais muçulmanos do mundo, anunciou a intenção de convidar o Papa Francisco a esta nação do Sudeste Asiático, naquela que seria a primeira visita de um Sumo Pontífice ao vasto arquipélago desde 1989, e que já foi avançada por o DR. .

Conforme confirmou à Agência Efe o diretor de Assuntos Católicos do Ministério da Religião da Indonésia, Albertus Magnus Adiyarto Sumardjono, o país está preparando um convite com status de visita de Estado ou com a intenção de que Francisco se encontre com o presidente Joko Widodo (Jokowi).

mensagem de tolerância

Sumardjono, encarregado de processar o convite, cuja data ainda não é conhecida com precisão, disse à Efe que considera " relevante levar a mensagem de tolerância do papa à Indonésia ".

O gesto para a comunidade católica ocorre em meio a críticas pela aparente proliferação do islamismo radical nos últimos anos na Indonésia, abrindo cada vez mais espaço na política e nas instituições.
Indonésia

Um dos exemplos mais notáveis ​​dessa tendência foi a prisão do ex-governador de Jacarta, o cristão de origem chinesa Basuki Tjahaja Purnama -“Ahok”-, por blasfêmia contra o Islã em 2017.

O Ministro de Assuntos Religiosos, Yaqut Cholil Qoumas, havia dito em um comunicado que a Indonésia planeja convidar, além do chefe da Igreja Católica, o grande imã Alzhar Ahmed Al-Tayeb, líder da instituição mais prestigiosa do islamismo sunita com sede no Cairo, segundo a mídia local.

"Além do Papa Francisco, minha equipe e eu estamos tentando convidar o grande Imam Sheikh Al-Azhar para vir à Indonésia", explicou o ministro.
Missa na Indonésia

Presidência do G20

O convite coincide com os esforços da Indonésia para elevar seu perfil diplomático por ocasião da presidência do G20 (formado pelos países mais desenvolvidos e emergentes) este ano, razão pela qual sediará uma cúpula em Bali em outubro próximo.

Na Indonésia, um país de mais de 270 milhões de habitantes, mais de 80% da população é muçulmana e, segundo estimativas locais, há aproximadamente 23,5 milhões de cristãos.

O último país muçulmano dos dez visitados pelo Papa Francisco foi o Iraque em 2021 , enquanto a viagem anterior de um sumo pontífice ao arquipélago asiático foi de João Paulo II em 1989, durante o mandato do ditador Suharto. 

Religión Digital 

Nenhum comentário:

Postar um comentário