segunda-feira, 6 de junho de 2022

DIOCESE DE MARABÁ REALIZA A 7° ROMARIA DOS MÁRTIRES DA FLORESTA


Nesse final de semana nos dias 4 a 5 de junho no Município de Nova Ipixuna/PA, Diocese de Marabá aconteceu a 7° Romaria dos Mártires da Floresta com o tema:

CAMINHANDO COM A FLORESTA PELA VIDA, PELAS ÁGUAS, RUMO Ao BEM VIVER.

A romaria acontece para reelebrar a memória dos ambientalistas Zé Cláudio e Maria do Espírito Santo, que foram assassinados no dia 24 de maio de 2011, no Assentamento Praia Alta Piranheira Município de Nova Ipixuna/PA. A romaria tem por objetivo recordar a luta do Zé Cláudio e da Maria do Espírito Santo e outros mártires. Portanto, o assassinato se deu pelo fato do casal defenderem a floresta e denunciarem as ilegalidades cometidas por fazendeiros e madeireiros que eram e são contra a preservação da floresta, principalmente as castanheiras que por lei são proibidas a venda, como o Zé e a Maria alertavam e trabalhavam com os moradores a questão da preservação dessas árvores combiçadas no Estado do Pará, isso, fez como que os fazendeiros e madeireiros a se organizarem a tirar o casal de ambientalistas do processo de luta e resistência para manter a Amazônia preservada.

A luta de Zé Cláudio e Maria do Espírito, foi tão intensa e significativa para darmos continuidade a luta para a preservação ambiental. A romaria reuni as pastorais sociais e movimentos sociais e outros seguimentos da região do sudeste paraense.


Um comentário:

  1. Parabéns a este povo que não desanima. Continuem firmes na missão

    ResponderExcluir