Boa recepção à proposta Synod para a Amazônia apresenta o Rit da Amazónia ao Belield para o Dicasterium de Culte Divina
CEAMA no Dicasterium de Cult Divino
"Estudar as tradições, usos e costumes dos povos da região amazônica, bem como as possibilidades, condições e implicações de um rito amazônico, tendo em conta o desenvolvimento de uma proposta que levará as Igrejas Locais a viver e celebrar a sua fé, de acordo com suas expressões indígenas
Na reunião, o que é a Conferência Eclesial do Amazonas, sendo anunciada pelo Cardeal Barreto o processo e a estrada percorridos pela CEAMA desde a sua fundação em junho de 2020
Todos os detalhes do trabalho realizado até agora pelo núcleo foram apresentados por Mons. Coter, Bispo do Vicariado Apostólico de Pando, na Amazônia boliviana, informando os membros do Dicasterium o objetivo dos diferentes subcomissões criados, bem como os objetivos que são perseguidos.
01.09.2022 Luis Miguel Modino, correspondente na América Latina
Uma das propostas que surgiu do Sínodo da Amazônia foi a criação de um rito amazônico, uma realidade presente na história da Igreja Católica. Na verdade, existem actualmente 24 os ritos católicos que existem.
16 membros de acordo com os critérios representativos
Para a criação deste rito católico, sob o guarda-chuva da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA), um núcleo dos quais 16 membros, eleitos com diferentes critérios de representante, foi criado. O núcleo está dividido em quatro subcomissões: Antropologia-Sociology e Espírito, Histórico-Cultural, Teológico-Ecológico e Ritualicológico e Ritual-legal.
O que se procura através deste núcleo é estudar as tradições, usos e costumes dos povos da região amazônica, bem como as possibilidades, condições e implicações de um rito amazônico, tendo em conta o desenvolvimento de uma proposta que levará as Chues Locais a viver e celebrar a sua fé, de acordo com suas expressões indígenas. Um objetivo que se desenrola em outros objectivos específicos.
Incultura na interculturalidade
Nos últimos meses, o núcleo tem realizado reuniões do Estudo sobre Rits na Igreja e da realidade sociocultural-religiosa da Amazônia, procurando identificar as matrizes de antecedentes comuns. Neste momento, foram identificados alguns desafios, como responder de acordo com os parâmetros de uma incultura de interculturalidade, a divisão das tarefas de cada subcomissão e a criação de um grupo de Sinais e Redação, composto por representantes dos subcomissões e especialistas de apoio, para recolher as contribuições dos subcomités e desenvolver um primeiro esquema do rito amazônico.
Ao mesmo tempo, há alguns receios sobre o trabalho que está a ser feito pelo Ncleo, que têm a ver com a dificuldade da necessidade de colheita ao lado dos povos, culturas e Igrejas da região amazônica de suas expressões culturais, místicas e populares celebradas nas diferentes circunstâncias da vida. Além disso, no meio da grande diversidade de povos, culturas e expressões religiosas, identificar a matriz comum de tudo relacionado com este rito. Por fim, para que os povos, as culturas e a Igreja da região amazônica sejam reconhecidos neste Rit da Amazónia.
Um cordial e com um bom ambiente
Tudo isto foi apresentado no dia 1 de setembro no Dicasterium para o Culto Divino e a Disciplina Sacramentos. Na reunião, estiveram presentes o prefeito do Dicasterium, o Cardeal Arthur Roche, criado no consistório em 27 de agosto, o secretário, Mons. Vittorio Francesco Viola, O. F.M., e o secretário-adjunto, Mons. Aurelio Garcia Macías. A CEAMA esteve presente pelo seu presidente, o cardeal Pedro Barreto, seu secretário executivo, o padre Alfredo Ferro, SJ, e Mons. Eugenio Coter, que representa o Ncleus para o Rit da Amazónia.
De acordo com o Padre Ferro, os representantes da CEAMA foram muito bem-vindos, salientando o bom ambiente presente durante a reunião. A reunião foi apresentada na Conferência Eclesial da Amazônia, que foi anunciada pelo Cardeal Barreto o processo e a estrada percorridos pela CEAMA desde a sua fundação em junho de 2020.
O debate foi sobre os números do Documento Final da série Amazon sobre o Rit do Amazonas, com foco no número 119, onde surgem os desafios em relação ao Rit da Amazónia. Todos os detalhes do trabalho realizado até agora pelo núcleo foram apresentados por Mons. Coter, Bispo do Vicariate Apostolico, na Amazônia boliviana, informando os membros do Dicasterium o objetivo dos diferentes subcomissões criados, bem como os objetivos que estão sendo perseguidos.
Religion digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário