sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

CALENDÁRIO 2023:MULHERES DA AMAZÔNIA,GUARDIÃS DO TERRITÓRIO


Calendário 2023: Mulheres da Amazônia, Guardiãs do Território

Através da arte da fotografia e das narrativas próprias, a edição de 2023 do Calendário das Mulheres amazônicas, com o título “Guardiãs do Território”, apresenta as mulheres como defensoras da vida e lutadoras pela garantia de direitos às futuras gerações.

Núcleo Mulheres e Amazônia

As mulheres da Pan-Amazônia, organizadas através do Núcleo de Mulheres e Amazônia da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), há três anos tecem com suas mãos e sabedorias uma edição anual do Calendário Mulheres da Amazônia.

O calendário é um instrumento formativo e informativo, espaço de acolhida e de força às mulheres. Permite partilhar seus aprendizados, suas experiências, suas histórias e lutas cotidianas na vida social e eclesial e, a partir daí, pensar, discernir e construir juntas uma Igreja com rosto amazônico, sinodal, missionária e em saída.

Com isso, queremos seguir navegando sempre nas águas sagradas de biodiversidade, multiculturalidade, interculturalidade e pluriétnicas que banham os chãos sagrados de rica diversidade de ministérios, imagem e semelhança de Deus e de guardiãs da Criação, defendendo a vida e lutando pela garantia de direitos às futuras gerações.

É justamente no tecer desses fios femininos e ancestrais que vamos firmando um tecido vivo do futuro e da Igreja que sonhamos com rosto amazônico, fortalecendo uma visão da ministerialidade das mulheres, em uma região rica na diversidade de ministérios.

Calendário Anual

O Calendário é um processo contínuo de formação às mulheres onde, a cada ano, são tratadas temáticas femininas fundamentais e necessárias para o fortalecimento de seu espaço e participação na sociedade e na Igreja.

Em 2021 refletimos sobre as “Mulheres gestando história dia a dia em comunidade”, pois na Igreja sinodal as mulheres de fato realizam um papel central nas comunidades amazônicas. Essa realidade, expressada através da arte de nossas mãos em palavras, mandalas, frases, cores e fotos, com terra, fogo, água e ar como elementos que nos apoiam neste caminho e nesta construção e reconhecimento do Ser Mulher e de sua missão para uma Igreja sinodal.

Em 2022 abordamos “Mulheres em Sinodalidade”. Quisemos promover e expressar a vivência da sinodalidade, reconhecendo a inspiração e ternura de cada mulher na tecitura de comunhão, participação e missão caminham juntas como sementes de vida... Entre nós firmamos o permanecer unidas e unidos, a continuar construindo juntas, desenvolvendo projetos comuns, onde todas temos voz, onde todas podemos compartilhar nossas tristezas e esperanças e mergulhar profundo nas águas dos rios da sinodalidade expressada pela força profética da poesia encarnada na realidade.

Guardiãs do Território

E agora lançamos o Calendário Mulheres da Amazônia 2023, confirmando a sinodalidade e refletindo a nossa missão junto a mãe Terra como “Guardiãs do Território”, como mulheres defensoras da vida e lutando pela garantia de direitos às futuras gerações, expressamos essa temática na arte da fotografia com fotos de nossas companheiras defensoras do território e de suas narrativas para nos inspirar neste trabalho. Esperamos que gere espaços de partilha de vida, ações e que estas gestem vida e transformação.

O marco dessa caminhada formativa e informativa das Mulheres da Pan Amazônia a cada publicação desse calendário proporcionou em tempos de pandemias que as mulheres em seus territórios tenham um cesto formativo e informativo para poderem utilizar em seus momentos de encontro, articulação, promovendo o romper do silêncio, a liberdade e a união como mulheres amazônicas, reconhecendo sua missão como guardiães... 

Vatican News 

Nenhum comentário:

Postar um comentário