quarta-feira, 9 de agosto de 2023

CARTA ADPF PARA TODAS AS PARÓQUIAS


Brasília, 08 de agosto de 2023.

“Antes que te formasse no seio de tua mãe, eu te conheci, antes de saíres do ventre, eu te consagrei e te fiz profeta para as nações” (Jr 1,5).

Aos Irmãos no Episcopado, a todas as lideranças da Pastoral Familiar e das equipes de liturgia em todo o Brasil.

Pedimos encarecidamente que nas missas do segundo domingo do mês de agosto, que marca a abertura da Semana Nacional da Família, seja feita uma prece em favor da vida de milhares de pequeninos inocentes, rogando pela não aprovação da ADPF 442. Para enfatizar ainda mais a relevância desse momento, solicitamos também que seja rezada, antes da benção final, a Oração do Nascituro.

Qual a razão deste pedido?

Muitas são as investidas contra a vida dos mais vulneráveis. Porém, é na escuridão que a luz mais brilha. Deus, em seu olhar dirigido a Jeremias ainda in útero materno, é inspiração para que olhemos na direção dos mais vulneráveis dentre os vulneráveis, o nascituro.

Estamos em uma situação que requer muita atenção e oração. Encontra-se em aguardo e em via de possível julgamento próximo a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 442 (ADPF 442), que objetiva descriminalizar a interrupção voluntária da gestação no primeiro trimestre, ou seja, o aborto até 12 semanas.

Em fidelidade ao Evangelho, cabe-nos defender a vida humana, opondo-se a toda discriminação e preconceito, em especial dos mais fortes sobre os mais fracos, dos maiores sobre os menores, dos grandes sobre os pequenos. Não o fazer é associar-se à cultura de morte, que tudo relativiza e mercantiliza, inclusive a vida humana inocente. Somos do Evangelho da vida e da vida em abundância, desde a concepção até à morte natural.

Também solicitamos que cada Diocese – se possível paróquia – tenha a sua Comissão de Serviço à Vida, para que lá onde a vida humana, em qualquer fase do seu desenvolvimento, desde a concepção até a velhice, estiver ameaçada ou aviltada, possamos articuladamente promovê-la, defendê-la e cuidá-la.

Atenciosamente, em Jesus Cristo,

Dom Bruno Elizeu Versari
Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família
Bispo de Campo Mourão - PR

Dom Moacir Silva Arantes
Bispo de Barreiras - BA

Dom Reginei José Modolo
Bispo Auxiliar de Curitiba - PR 

CNBB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário