terça-feira, 5 de setembro de 2023

05 DE SETEMBRO DIA DA AMAZÔNIA

A Amazônia é a maior floresta tropical do mundo, sem dúvida onde está concentrada a maior biodiversidade e riquezas do planeta. O dia da Amazônia foi criado para alertar a população sobre a destruição da floresta e chamar a atenção para a necessidade de sua preservação. O que se sabe é que a Amazônia sempre foi palco de disputas por parte de grandes empresas nacionais e internacionais. Portanto, os grandes projetos que vieram se instalar na Amazônia foram para explorar e arrancar suas riquezas. Nenhuma dessas empresas veio para cá com objetivo de cuidar da Amazônia e nem dos povos que aqui habitam. Porém, foi criado um mito de cuidado, quem na verdade sempre se deu bem e lucrou com as nossas riquezas foram os forasteiros que chegaram aqui com a ideologia de cuidar da Amazônia.

Aqui temos a variedade de comunidades tradicionais como: os indígenas, quilombolas, coletores de frutos amazônicos, ribeirinhos e extrativistas, e povos isolados cada um com seus saberes tradicionais, com nossos rios navegáveis entres os estados e as cidades que fazem do espaço amazônico seu diferencial, com suas culturas, cores e uma mistura frenética que só existe aqui nesse chão sagrado.

A Amazônia é um território de várias cores, de gente de vários lugares, que veem esse chão sagrado como espaço de resistência, onde o latifúndio e a grilagem matam em nome do desenvolvimento, desenvolvimento para alguns, onde a maioria luta por justiça social, onde os defensores são marcados para morrer.

Amazônia, celeiro da religiosidade popular, do sincretismo, pajelança e da devoção à Virgem de Nazaré, intitulada como Rainha da Amazônia, essa é nossa AMAZÔNIA.

Aqui quero ressaltar:

Viva a Amazônia!

Viva os povos amazônicos!

Vanalda Gomes Araújo Mestra pesquisadora em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia. Ativista popular e defensora dos direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário